domingo, 4 de dezembro de 2011

NÃO GOSTO DE CIRCOS

Olá, ao ler o livro Água para elefantes, que fala de circo na trama , me veio à mente a grande tragédia que ocorreu em Niterói em 1961, quando um grande circo pegou fogo e morrreram centenas de pessoas ..eu cresci ouvindo a história e nunca gostei de circos nem fui incentivada a gostar .. lembro que fui num circo uma vez , já adulta ,e fiquei um tanto apreensiva ..mas o trauma é tão forte que, mesmo não tendo participado diretamente do acontecimento , a tragédia ficou no inconsciente coletivo ...

"O incêndio do Gran Circus Norte-Americano, uma semana antes do Natal de 1961 (17/12), deixou cerca de 500 mortos e 120 mutilados. Foi a maior tragédia que Niterói já viveu e causou comoção no mundo inteiro, com votos de pesar inclusive do Papa João XXIII. A cidade ficou traumatizada e só voltou a ver um circo 14 anos depois.

O fogo durou cerca de dez minutos e consumiu rapidamente a lona recém-adquirida, que pesava seis toneladas e era de nylon (detalhes que faziam parte da propaganda do circo). A cobertura, em chamas, caiu sobre os 2.500 espectadores. A multidão tentou fugir, o que causou pânico e pisoteamento.

Morreram 372 pessoas na hora e pelo menos 200 feridos foram hospitalizados, a maior parte em estado grave. Muitos destes não sobreviveram. Como não havia espaço no IML de Niterói, vários corpos estavam sendo recolhidos às câmaras de estocagem de carne bovina da Indústrias Frigoríficas Maveroy."


"Com 3000 pessoas na plateia, faltavam vinte minutos para o espetáculo acabar, quando uma trapezista percebeu o incêndio. Em pouco mais de cinco minutos, o circo foi completamente devorado pelas chamas. 372 pessoas morreram na hora e, aos poucos, vários feridos morriam, chegando a 500 o número de vítimas fatais, das quais 70% eram crianças. A lona, que chegou a ser anunciada como sendo de náilon, era, porém, de um tecido altamente inflamável."

IMAGEM DAQUI

4 comentários:

Simone Aline disse...

Tragédia marcante... tb cresci ouvindo sobre ela... mas sempre adorei circo! Adoro até hoje, e lamento não terem mais os animais. Era o "show" de verdade. Mas não concordo com os maus tratos, então, se é para maltratar, realmente é melhor não poder ter! =( Uma pena!
FAlei esses dias lá no meu cantinho sobre o filme... Chorei horrores!!! =/ É uma história com "tantas histórias"... muito bonito!
Bjks!

Gil Mendes disse...

MINHA MAE FALAVA SEMPRE DESSE INCENDIO. MESMO ASSIM ELA AMAVA CIRCO E SEMPRE Q TINHA ALGUM AKI PELA CIDADE EU LEVAVA ELA. EU TBM GOSTO MUITO. TRAGEDIAS A PARTE, O CIRCO É SEMPRE MOTIVOS DE ALEGRIAS.

Beatriz! disse...

Boa noite amiga, pérola linda!
Que triste.
Nunca tinha ouvido falar nessa tragédia.
Um abraço fraterno!

GIL disse...

Caramba, com razão, apenas ví o filme.....Bjks....Gil

PARABÉNS, ANIVERSARIANTES DE 2017

PARABÉNS, ANIVERSARIANTES DE  2017

VENHAM !

VÁ MAS VOLTE!!

VÁ MAS VOLTE!!

SÃO JORGE, VALEI-NOS!

SÃO JORGE, VALEI-NOS!

BRASIL SIL SIL SIL!!!!!!

BRASIL SIL SIL SIL!!!!!!

DICAS PARA TROQUINHAS

GOSTO DE
tudo que se refere a artesanato , em especial decoupage , pintura em tecido , ponto cruz
CORES
amarelo, azul, branco , preto ..lilás não
DOCES
chocolates meio amargo , adoro .. balas de leite, amendoim
USO
guardanapos, meadas p/ponto cruz, tintas p/tecido,tecidinhos
CHÁS
todos menos carqueja
FLORES
girassol, margaridas, rosa
PERSONAGENS
as gatinhas tipo Hello Kitty, Marie da Disney, o Garfield
ANIMAIS
gatos, claro .. e joaninhas , borboletas
O QUE FAÇO
.. eu tento .. decoupage, pintura em tecido , ponto cruz, patch e aprendendo as novidades que encontro nos blogs..
REVISTAS
de fuxico, palavras cruzadas,de decoupage

INÍCIO DO BLOG : 18/06/09
MEU NIVER: 13/12

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MyFreeCopyright

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

SITEMETER