quarta-feira, 27 de abril de 2011

IMPORTANTE /SOBRE O SAL NA COMIDA

O sal é um dos maiores vilões da alimentação, uma vez que seu consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal.

Veja alguns temperos que irão ajudá-lo a se manter longe do sal:


- Alho e cebola:

temperos básicos para todos os pratos. Fontes de alicina e gama-glutamilcisteína, de ação antioxidante, previnem contra câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias, fortalecem o sistema imunológico.

- Alecrim:

erva aromática, combina com legumes, sopas, arroz e omeletes, perfumando o prato e a cozinha. Melhora a digestão.

- Cúrcuma (açafrão):

além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido. Fonte de curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção contra doenças cardiovasculares e câncer.

- Gengibre:

com sabor adocicado e picante, pode ser utilizado em pratos doces e salgados, além de poder ser adicionado a sucos. Utilizado contra enjôos e dores de cabeça. É um alimento termogênico, aumentando a temperatura do corpo, fazendo com que ocorra mais gasto de energia.

- Louro:

muito utilizado em sopas e feijão. Ajuda a aliviar flatulência.

- Manjericão:

utilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas. É digestivo, diurético, fortificante e antigripal.

- Orégano:

dá um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates. Excelente antifúngico.

- Pimentas:

usada para condimentar vários pratos quentes no Brasil e no México. Fonte de capsaicina, substância antioxidante, previne contra alguns tipos de câncer e na redução do LDL colesterol. A pimenta, também, acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico.

- Salsa:

desidratada ou fresca, confere aos pratos um sabor leve e agradável. Possui grandes quantidades de bioflavonóides e monoterpenos, substâncias anticancerígenas. Abuse desses e outros condimentos naturais e leve mais sabor e saúde ao seu prato!


Dica da nutricionista: Outra opção para substituição do sal comum é o sal light que possui em sua composição teor reduzido de sódio. Devido a sua composição, o sal light possui um menor tempo de retenção no organismo, sendo ótima opção para hipertensos.


Fonte: Bruna Murta - nutricionista da rede Mundo Verde.

2 comentários:

Carine Gimenez disse...

Menina, sabe que sempre esqueço de comprar sal?
Não gosto de nada salgado. Mas às vezes abuso do alho e da cebola.
Suas dicas estão ótimas.
Beijos.

Claudiana (25/11/2010) disse...

Bom dia, tudo bem?
Passei para conferir as novidades, obrigada por compartilhar. Bjos

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