Sobre a luta contra a pobreza: "Vivemos em um mundo em que os conhecimentos e a informação avançaram a passos gigantes, porém milhões de crianças não vão à escola. Vivemos em um mundo em que a epidemia de Aids põe em perigo o próprio tecido de nossas vida, mas gastamos mais dinheiro em armas do que para garantir o tratamento e o apoio para as milhões de pessoas infectadas com HIV. É um mundo de grandes promessas e esperanças, mas também é um mundo de desesperança, enfermidade e fome. A eliminação da pobreza não é um gesto de caridade. É um ato de justiça". (Concerto Live 8, Johanesburgo, 2 de julho de 2005)
Mandela disse:
Construção da paz: "A paz não é simplesmente a ausência de conflito, a paz é criação de um entorno em que todos possamos prosperar, independentemente de raça, cor, credo, religião, sexo, classe, casta ou qualquer outra característica social que nos distinga. A religião, as características étnicas, o idioma e as práticas sociais e culturais são elementos que enriquecem a civilização humana, que se somam à riqueza de nossa diversidade. Por que deixar que se convertam em causa de divisão e violência? Estaríamos degradando nossa humanidade comum se permitirmos que isso ocorra". (Nova Délhi, Índia, 31 de janeiro de 2004)
Mandela disse:
Sobre a discriminação racial: "Odeio que se instile sistematicamente nas crianças o preconceito baseado na cor e me sinto apoiado nesse ódio pelo fato de que a imensa maioria da humanidade, aqui ou no exterior, concorda com a minha maneira de pensar. Odeio a arrogância racial que decreta que as coisas boas da vida devem serguir sendo direito exclusivo de uma minoria da população e que reduz a maioria da população a uma condição de servilismo e inferioridade e a mantém como rebanho desprovido que trabalha onde mandam e se comporta como lhe diz a minoria governante". (Declaração em juízo, Pretória, 15 de outubro a 7 de novembro de 1962)
IMAGEM DAQUI
2 comentários:
Lin,
nunca se esgotarão as declarações deste homem iluminado que deixa sua presença para todo o sempre naqueles que ainda têm consciência sobre as verdades da vida e,alerta para os que a esqueceram que somos todos parte do mesmo UM!
Belíssima partilha.Obrigada!
Desejo à vc, um Natal cheio de sorrisos e abraços infinitos.Feliz Natal!
Bjkas,
Calu
Oi, Lin!
Daqui pra frente o que importa é se irão continuar seu legado. Já começaram a desfazer da imagem de Mandela, dizendo que ele antes de ser preso era comunista e só por causa do apoio da esquerda conseguiu realizar alguma coisa. Além de estarem atribuindo à ele uma lei ao "aborto ilimitado". Fiquei muito triste em ler essas coisas que fiz em várias fontes em pouco tempo de leitura. É a podridão daqueles que não querem que as conquistas de Mandela se perpetuem!
Boas festas e feliz 2014!!
Postar um comentário