
Se não dá para contar com um sistema de saúde preventivo igual ao do Japão, que tal fazer a sua parte e começar uma dieta mais saudável?
Conheça os alimentos mais consumidos pelas japonesas e mire-se no exemplo que vem do outro lado mundo.
- Peixes, gergelim e feijão:
O ômega 3, presente nos peixes como salmão e atum, diminui a viscosidade do sangue, melhora a fluidez da membrana celular e tem ação anti-inflamatória. Além disso, a coenzima Q10, encontrada no gergelim e no feijão azuki (feijão vermelho), previne o envelhecimento precoce da pele e é eficaz na redução da profundidade das rugas. O peixe é melhor digerido pelo organismo, seu consumo ajuda a não sobrecarregar o estômago, facilita o funcionamento do intestino e aumentando a sensação de bem-estar, e ainda possui menos colesterol se comparado à carne vermelha, comum na dieta ocidental.
- Frutas, verduras, algas:
São ricas em antioxidantes que protegem as células do ataque de radicais livres, ação característica de doenças como o câncer. Boas fontes de fibras, vitaminas, minerais e água, as frutas e verduras contribuem para o funcionamento do intestino e hidratação das células. Além disso, o alto consumo de hortaliças alcaliniza o pH do sangue, diminuindo a perda de massa óssea que ocorre com o passar dos anos.
- Soja:
É uma excelente fonte de proteínas, além de um repositor natural do hormônio feminino. Dessa forma, pode ser uma ótima aliada contra a osteoporose, além de ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa. Estudos mostram que a soja aumenta a síntese de colágeno, evitando o envelhecimento precoce da pele.
- Arroz:
Encontrado no arroz, o orizanol diminui o colesterol total e tem atividade antioxidante.
- Chá verde:
O chá verde, por sua forte ação antioxidante, previne a ação cancerígena de raios solares e reduz as modificações nas cadeias de colágeno da pele. Além disso, acelera o metabolismo, estimulando a queima de calorias e ajudando na manutenção do peso.
- Cogumelo:
Excelente fonte de boro, o cogumelo é um alimento importante para o bom funcionamento do metabolismo ósseo. Além disso, aumenta as concentrações de hormônios em mulheres na pós-menopausa.
Renata Valentini dá as sugestões: "O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. Precisamos criar o hábito de adicionar esse valioso grão nas receitas. Infelizmente, não temos salmão e atum frescos nas nossas prateleiras, mas a sardinha e a cavala também são ricas em ômega 3.
O arroz branco já faz parte da nossa alimentação, mas deveríamos substituí-lo pelo integral que contém fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, nosso país possui uma vasta produção de hortaliças que podem ser aproveitadas na dieta", lembra a nutricionista.
Os alimentos usados na culinária japonesa podem tornar as nossas refeições muito mais saudáveis. Cuidado apenas para não exagerar no shoyu, molho muito comum na dieta oriental. O seu elevado teor de sódio promove o aumento da pressão arterial.
(VEJA TODA A MATÉRIA AQUI)
4 comentários:
Oi Lin, adorei as dicas "orientais"!...kkkkk
Preciso aprender a tomar chá verde.
Tenha uma ótima semana.
Beijos.
Oi Lin !
Os guardanapos chegaram hoje..
Obrigada !!
Já vou colocar seu nome na listinha ..
Adorei todos !!!
Boa semana !!
bejinhs
Luli
Ola passei para desejar ótima semana. Bjos
Olá, amiga, tudo bem por aí?
Muitas criações?....Espero que sempre...
Passei para dizer olá e agradecer a visita
que faz sempre com muito carinho em meu
blog, muito obrigada pela grande amizade
que surgiu entre nós....bjs Thaís
Postar um comentário