segunda-feira, 21 de março de 2011

DIETA COLETIVA PARTE 11


O SEGREDO DA LONGEVIDADE ORIENTAL


Se não dá para contar com um sistema de saúde preventivo igual ao do Japão, que tal fazer a sua parte e começar uma dieta mais saudável?
Conheça os alimentos mais consumidos pelas japonesas e mire-se no exemplo que vem do outro lado mundo.
- Peixes, gergelim e feijão:
O ômega 3, presente nos peixes como salmão e atum, diminui a viscosidade do sangue, melhora a fluidez da membrana celular e tem ação anti-inflamatória. Além disso, a coenzima Q10, encontrada no gergelim e no feijão azuki (feijão vermelho), previne o envelhecimento precoce da pele e é eficaz na redução da profundidade das rugas. O peixe é melhor digerido pelo organismo, seu consumo ajuda a não sobrecarregar o estômago, facilita o funcionamento do intestino e aumentando a sensação de bem-estar, e ainda possui menos colesterol se comparado à carne vermelha, comum na dieta ocidental.
- Frutas, verduras, algas:
São ricas em antioxidantes que protegem as células do ataque de radicais livres, ação característica de doenças como o câncer. Boas fontes de fibras, vitaminas, minerais e água, as frutas e verduras contribuem para o funcionamento do intestino e hidratação das células. Além disso, o alto consumo de hortaliças alcaliniza o pH do sangue, diminuindo a perda de massa óssea que ocorre com o passar dos anos.
- Soja:
É uma excelente fonte de proteínas, além de um repositor natural do hormônio feminino. Dessa forma, pode ser uma ótima aliada contra a osteoporose, além de ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa. Estudos mostram que a soja aumenta a síntese de colágeno, evitando o envelhecimento precoce da pele.
- Arroz:
Encontrado no arroz, o orizanol diminui o colesterol total e tem atividade antioxidante.
- Chá verde:
O chá verde, por sua forte ação antioxidante, previne a ação cancerígena de raios solares e reduz as modificações nas cadeias de colágeno da pele. Além disso, acelera o metabolismo, estimulando a queima de calorias e ajudando na manutenção do peso.
- Cogumelo:
Excelente fonte de boro, o cogumelo é um alimento importante para o bom funcionamento do metabolismo ósseo. Além disso, aumenta as concentrações de hormônios em mulheres na pós-menopausa.

Renata Valentini dá as sugestões: "O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. Precisamos criar o hábito de adicionar esse valioso grão nas receitas. Infelizmente, não temos salmão e atum frescos nas nossas prateleiras, mas a sardinha e a cavala também são ricas em ômega 3.

O arroz branco já faz parte da nossa alimentação, mas deveríamos substituí-lo pelo integral que contém fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, nosso país possui uma vasta produção de hortaliças que podem ser aproveitadas na dieta", lembra a nutricionista.

Os alimentos usados na culinária japonesa podem tornar as nossas refeições muito mais saudáveis. Cuidado apenas para não exagerar no shoyu, molho muito comum na dieta oriental. O seu elevado teor de sódio promove o aumento da pressão arterial.

(VEJA TODA A MATÉRIA AQUI)

5 comentários:

Cℓαυ∂iα Hєℓαiทє disse...

Oi Lin, adorei as dicas "orientais"!...kkkkk
Preciso aprender a tomar chá verde.
Tenha uma ótima semana.
Beijos.

Luli Alves disse...

Oi Lin !
Os guardanapos chegaram hoje..
Obrigada !!
Já vou colocar seu nome na listinha ..
Adorei todos !!!
Boa semana !!
bejinhs
Luli

Claudiana (25/11/2010) disse...

Ola passei para desejar ótima semana. Bjos

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

é Lin... realmente essas dicas fazem diferença. foi bem lembrado para não exagerar no shoyu, uma das falhas da comida japonesa é o excesso de sal.
bjs e obrigado sempre

Thaís disse...

Olá, amiga, tudo bem por aí?
Muitas criações?....Espero que sempre...
Passei para dizer olá e agradecer a visita
que faz sempre com muito carinho em meu
blog, muito obrigada pela grande amizade
que surgiu entre nós....bjs Thaís

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